A história do bairro-fazenda

Construção da Ladeira do GarciaConstrução da ladeira do GarciaSolar_Conde_dos_arcosInauguração da ladeira SolarConde dos ARcos

 CRÉDITO DAS HISTÓRICAS: ÁLVARO SANTOS

Sede de um dos maiores latifúndios do mundo, fazenda de gado e “depósito” de escravos, o Garcia, ao longo de sua história, já teve as mais diversas funções, abraçando tanto cidadãos da nobreza como do proletariado. Contar a trajetória dos moradores do bairro – desde o conde Garcia D´ávila à legião de migrantes que vinham à capital em busca de emprego – é relatar a história da Bahia e revelar as origens das contradições que até hoje habitam o local.

Segundo a Emtursa (órgão oficial de turismo de Salvador), o bairro teve origem no final do século XVI, quando se constituiu a Fazenda Garcia D´ávila, pertencente ao conde homônimo. O nobre criava gados e “estocava” escravos no local, enquanto não eram vendidos a outros senhores. De acordo com o escritor Luiz Eduardo Dórea, na obra “Os nomes das ruas contam histórias”, a terra passou do Conde Garcia D´ávila para o Mosteiro de São Bento, em seguida para o Coronel Duarte da Costa e, por fim, para a União Progresso Fabril da Bahia (propriedade da família Catharino que é, hoje, parte da herança de Ursula Catharino para os filhos ainda vivos).

A informação, entretanto, provoca dúvidas em alguns estudiosos.A dona de casa Rosalina dos Santos Cardoso, 45 anos, diretora do “Conselho de Segurança da Polícia Militar para o Garcia”, acredita que a comunidade se formou por iniciativa dos trabalhadores da fazenda. “Os patrões construíam casas para os empregados morarem, onde hoje fica o fim de linha do bairro. Aos poucos esses empregados foram formando famílias e construindo novas casas, e a região foi crescendo”, explica ela. Devido a vicissitudes econômicas, a União Fabril da família Catharino foi à falência (no início do século XX), arrastando consigo o patrimônio imobiliário do clã. A partir daí pequenos pedaços da fazenda foram sendo arrendadas para aqueles que trabalhavam no local, e para os migrantes que procuravam oportunidades de emprego em Salvador. Foi o início da consolidação do novo bairro, que viu surgir, junto com a nova população, empreendimentos educacionais voltados para os filhos da classe média da cidade.

About these ads

5 respostas para A história do bairro-fazenda

  1. Érica Araújo disse:

    O bairro do Garcia,vem crescento cada vez populacionalmente.Um bairro festeiro, que trás grandes festa no carnaval, assim como a mudança do Garcia.
    Como todo bairro vem acompanhado de problemas, como a sinalização,assaltos falta de calçadas, assim também como falta de lazer para os moradores.
    Um dos graves problemas que já se viu, era os barulho que moradores junto com pessoas de bairros vizinhos ligava o som em um volume não adquado, gerando grandes polemicas para o bairro.

  2. camila reis disse:

    saber sobre do passado do bairro fazenda garcia
    foi descobrir uma parte da minha indentidade
    por isso agredeço a quem pesquisou e nos proporcinou essa descoberta historica.

  3. Emanuela disse:

    adorei o blog! é uma iniciativa muito importante para a sociedade que compoe o bairro fazenda garcia,é atraves desses comentarios que podemos expor os problemas e as soluções para uma melhor convivencia no bairro

  4. Guilherme disse:

    Iniciativa importante, no resgate da História de um dos mais tradicionais bairros de nossa cidade.

    Parabéns pelo trabalho.
    Abraço a todos que fazem este Blog!

    Guilherme Moreira

  5. Evandro dos santos disse:

    o bairro do Garcia vem se popularizando cada vez mais por conta das tradições e festas. a pesar de todo bairro ter seus problemas socias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: